Paraíso verde na Terra

Histórias e mistérios da Serrinha do Alambari

Entre as belezas escondidas na região de Resende, existe uma que se destaca. A Serrinha do Alambari é uma área de proteção ambiental responsável por guardar diversos tesouros naturais. Localizada na encosta leste do Parque Nacional de Itatiaia, a paisagem do local é formada por impressionantes montanhas e cachoeiras de água fria. Porém, pouca gente sabe que essa área quase foi completamente destruída pelo homem.

No final do século 19, agricultores ocuparam as terras na tentativa de desenvolver e instalar plantações. No entanto, com o solo pouco fértil, isso nunca aconteceu. Assim, em meados dos anos 40, uma ocupação desordenada deu início a uma onda de extração ilegal de madeiras, produção de carvão, desmembramento e desmatamento de terras. Felizmente, empreendedores locais perceberam o potencial turístico da região e, com a instalação do Camping Clube do Brasil nos anos 70, a preservação da Serrinha do Alambari virou lei municipal. Por isso, hoje é possível desfrutar de trilhas, rios e poços naturais. É obrigação de quem passa por lá conhecer, por exemplo, o Poço das Esmeraldas, que fica na área de camping.

Para completar, a Serrinha está repleta de Quaresmeiras, Embaúbas, e Ipês. Já a fauna é composta por dezenas de espécies de aves, como o Tucano-de-bico-verde, o Anu-preto e o Seriema. O Lobo-guará, o Macaco-prego e o Caititu representam os mamíferos da área. Com certeza, depois de se apaixonar pela Serrinha, a CasaFazenda irá te ajudar a encontrar o melhor empreendimento da região.